Procure registrar as respostas e depois escrever um pequeno texto (até duas páginas) no qual trate de cada um dos entrevistados e faça um parágrafo no qual expresse as principais constatações da pesquisa.
Nas 3 últimas aulas conversei com 3 pessoas diferentes, que vivenciaram etapas diferentes do ensino publico e particular do Brasil. Começando com a Nilma, de 76 anos, estudou entre os anos de 1945 a 1957. Quando perguntado qual era as series cursadas, vemos a primeira diferença: Primário (4 anos, 1º, a 4º série), Ginásio (4 anos, 5º, a 8º série, e para entrar no Ginásio o aluno precisava passar pelo exame de admissão e ter uma média 7 ou superior) e Curso Normal (3 anos). De acordo com ela, o Curso Normal era para os alunos que queriam dar aula, um magistério. Em tese, ela poderia escolher entre Curso Normal, Científico (Exatas e Biológicas) e Clássico (Humanas).
Na segunda entrevistada, Andrea 42 anos, estudou entre os anos de 1979 e 1991. Com algumas décadas após a primeira entrevistada, vemos que o Primário com acréscimo do Pré (5 anos, pré, 1º, a 4º série) e Ginásio (4 anos, 5º, a 8º série) ainda estão mantidos, com a diferença de que não existia mais o exame para admissão do Ginásio. Outra diferença que encontramos, após o Ginásio é o 2º Grau.
Agora vindo para uma realidade mais próxima dos dias atuais, entrevistei a aluna Andressa 19 anos, temos as seguintes series cursadas: Pré (1 ano), Ensino Fundamental I e II (8 anos), Ensino Médio (3 anos, 1º a 3º série). Outro fator curioso é a idade que cada um entrou na escola, Nilma 7 anos, Andrea 5 anos e Andressa 6 anos.
Se avaliarmos a qualidade de ensino: percebemos que o ensino de antes da década de 60 (Nilma) era muito mais rigoroso, do que os outros anos, era uma época em que o professor mandava e os alunos obedeciam, percebemos também o amor ao civismo. Com o passar do tempos este amor foi se perdendo.
Outro dado interessante é que as 3 relataram que aula era simultânea, expositivas. Com algumas exceções para a Andressa, que demonstrou um leque maior de possibilidades nas diferentes aulas que ficaram em sua lembrança.
Em relação aos prédios, eles foram se modernizando, mas tive a percepção, de que cada prédio, de cada época, era próprio para o ensino. Foi construído para o mesmo. Uma curiosidade é que as Janelas Grandes para entra de luz solar, e os alunos sentados de forma que essa luz solar entrasse ao lado esquerdo, tem uma explicação curiosa: se a luz vem da esquerda, enxergamos o que estamos escrevendo, se a luz vem da direita não enxergamos porque nossa própria mão tamba a claridade. Neste pensamento, todos deveriam ser destro, canhotos não participavam desta lógica.
Meu ponto de vista, é que a educação tem sofrido grandes mudanças, para melhor encaixar em cada geração, mas a "educação familiar" também está sofrendo está mudança, e a troca de valores acontece, Então temos alunos, mais desatentos, que não respeitam a autoridade do professor. Sem dúvida um desafio para o "novo professor".
Nas 3 últimas aulas conversei com 3 pessoas diferentes, que vivenciaram etapas diferentes do ensino publico e particular do Brasil. Começando com a Nilma, de 76 anos, estudou entre os anos de 1945 a 1957. Quando perguntado qual era as series cursadas, vemos a primeira diferença: Primário (4 anos, 1º, a 4º série), Ginásio (4 anos, 5º, a 8º série, e para entrar no Ginásio o aluno precisava passar pelo exame de admissão e ter uma média 7 ou superior) e Curso Normal (3 anos). De acordo com ela, o Curso Normal era para os alunos que queriam dar aula, um magistério. Em tese, ela poderia escolher entre Curso Normal, Científico (Exatas e Biológicas) e Clássico (Humanas).
Na segunda entrevistada, Andrea 42 anos, estudou entre os anos de 1979 e 1991. Com algumas décadas após a primeira entrevistada, vemos que o Primário com acréscimo do Pré (5 anos, pré, 1º, a 4º série) e Ginásio (4 anos, 5º, a 8º série) ainda estão mantidos, com a diferença de que não existia mais o exame para admissão do Ginásio. Outra diferença que encontramos, após o Ginásio é o 2º Grau.
Agora vindo para uma realidade mais próxima dos dias atuais, entrevistei a aluna Andressa 19 anos, temos as seguintes series cursadas: Pré (1 ano), Ensino Fundamental I e II (8 anos), Ensino Médio (3 anos, 1º a 3º série). Outro fator curioso é a idade que cada um entrou na escola, Nilma 7 anos, Andrea 5 anos e Andressa 6 anos.
Se avaliarmos a qualidade de ensino: percebemos que o ensino de antes da década de 60 (Nilma) era muito mais rigoroso, do que os outros anos, era uma época em que o professor mandava e os alunos obedeciam, percebemos também o amor ao civismo. Com o passar do tempos este amor foi se perdendo.
Outro dado interessante é que as 3 relataram que aula era simultânea, expositivas. Com algumas exceções para a Andressa, que demonstrou um leque maior de possibilidades nas diferentes aulas que ficaram em sua lembrança.
Em relação aos prédios, eles foram se modernizando, mas tive a percepção, de que cada prédio, de cada época, era próprio para o ensino. Foi construído para o mesmo. Uma curiosidade é que as Janelas Grandes para entra de luz solar, e os alunos sentados de forma que essa luz solar entrasse ao lado esquerdo, tem uma explicação curiosa: se a luz vem da esquerda, enxergamos o que estamos escrevendo, se a luz vem da direita não enxergamos porque nossa própria mão tamba a claridade. Neste pensamento, todos deveriam ser destro, canhotos não participavam desta lógica.
Meu ponto de vista, é que a educação tem sofrido grandes mudanças, para melhor encaixar em cada geração, mas a "educação familiar" também está sofrendo está mudança, e a troca de valores acontece, Então temos alunos, mais desatentos, que não respeitam a autoridade do professor. Sem dúvida um desafio para o "novo professor".
Aula Baseada na Vídeo Aula: Youtube
Documentário.
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