segunda-feira, 20 de outubro de 2014

1. Introdução à disciplina e diferentes concepções sobre História - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Entrevista com pessoas de diferentes gerações 
Nesta semana você deve realizar de entrevistas com pessoas de diferentes gerações.
Escolha pelo menos três pessoas de diferentes gerações de modo a conversar com elas acerca dos seus tempos de escola. 

Nilma - 76 anos - XXXX - Campos dos Goytacazes - RJ

Procure explorar os seguintes aspectos: 
A) Com qual idade entraram na escola? 
7 anos 

B) Como foi o percurso (fizeram quantos anos, quais séries/anos, níveis de ensino cursados)? 
Primário / Ginásio / Curso Normal (Curso Normal [Magistério], Cientifico [Exatas] e Clássico [Humanas]) (1945 - 1957)

C) Quais as principais lembranças que guardam de como aprendiam?
Primário: Alfabetização e uniforme (Saia Azul Marinho, camiseta e Camisa). Existe a Sabatina: os alunos eram divididos entre dois partidos Caxias e Ozonico, aonde eles defendiam o civismo, amor a pátria.
Ginásio: Exame de Admissão (se a média fosse superior a 7, não precisava realizar a prova para o Curso Normal, Aulas de Francês, Inglês e Latin, e uma diciplina (que ela não sabia o nome) aonde ensinava a bordar, crochê, crivo.
Curso Normal: Prof. Sociologia e Prof Português: excelentes professores.

D) Como era organizada a escola (prédios, espaços internos, sala de aula...)?
Prédio planejado para ser escola, com Janelas Grandes, aonde a luz solar entrava e batia no lado esquerdo de cada aluno. 



Aula Baseada na Vídeo Aula: Youtube
Profa. Dra. Paula Perin Vicentini,
Profa. Dra. Rita de Cassia Gallego,
Profa. Dra. Vivian Batista da Silva.

0 comentários:

Postar um comentário