terça-feira, 21 de outubro de 2014

1 - Lógica, Matemática e linguagem cotidiana (I) - MATEMÁTICA

A) Para avaliação das aulas 1 e 2 da Semana 1 da disciplina, escreva um resumo pessoal, de 10 a 20 linhas, sobre o significado do tema tratado, registrando em que as aulas contribuíram para revelar o papel da Matemática na compreensão da realidade.

A primeira linguagem que aprendemos é a linguagem materna (Português, Inglês, Espanhol). Mas a matemática tem uma linguagem própria! Ela tem um conjunto técnica e um conteúdo, ideias fundamentais que caraterizam esta disciplina que difere pela lógica! A maioria das pessoas pensão que a matemática ajuda no desenvolvimento lógico!! Se só estudamos outras áreas, não desenvolvemos a lógica. Não paramos pra pensar que para começar a Matemática precisa, usar a linguá materna! Com ela elaboramos perguntas, problemas. Para depois termos as respostas com a linguagem, técnica e conteúdo matemático. 
Outro ponto importante são as sentenças que usamos, são sempre declarativas. Não há sentenças exclamativas ou interrogativas nos exercícios de matemática. Isso nos leva a conclusão que matemática é precisa, exata. Ela é imutável, não tem como ter ambiguidade.
Pensando no começo da matemática vemos que...
"é um campo mais restrito ou previamente definido, são todos os campos direcionados
 a capacidade de expressões quantitativas, predições precisas e
 métodos rigorosos de testar hipóteses, especialmente quando envolve medições
 e predições quantitativas."
 Fonte: Educação

Na lógica, usamos argumentos que nos levam a pensamentos complexos. Se um enunciado de exercício não conter todas as informações para podemos solucionar o exercício, logo não conseguimos resolver o mesmo. Como já falei usamos expressões declarativas. A verdade preposições (conclusão) não são definidas isoladamente, mas sim como consequência necessária da verdade de outras preposições (premissas). Nos levando a pensar que o argumento para explicar está verdade pode ser valido ou não validos, mas isso mudara a opinião de quem lê ou interpreta as demonstrações (os problemas matemáticos). 
Argumentar uma verdade, com achismo, leva outros a desacreditar nesta verdade. Use sempre a lógica em sua argumentação.



Aula Baseada na Vídeo Aula: Youtube
Professor Nilton José Machado.

0 comentários:

Postar um comentário