Primeiramente, ciência é uma forma de construir conhecimento
sobre o mundo natural pautada em lógica e objetividade em aspectos culturais e
sociais.
Trabalhar linguagem cientifica é trabalhar o interesse pela
ciência. Alfabetização científica é fazer o aluno adentrar em uma nova cultura.
Há a necessidade de compreensão científica, da natureza da
ciência e os fatores que a influenciam, e entender as relações da CTSA.
Situações didáticas
que busquem desenvolver a AC:
-Organizar, seriar e classificar informações
-Trabalhar com hipótese
-Construir explicações
-Usar raciocínio lógico e raciocínio proporcional
Ensino por
investigação:
-Deve haver um problema claramente exposto
-Promover interações dos alunos
-Existência de diálogo
-Possibilidade de agrupamento de informações que levem a
explicações
-Complexificação contextual e epistêmica
Deve-se apresentar os materiais com que os alunos irão
trabalhar, o professor deverá deixar claro o problema escrito e depois
oralmente ou mesmo exemplificado. Os alunos devem mostrar diferentes formas de
solucionar o problema, e devem ser fiscalizadas pelos professores durante o processo.
A explicação do próprio aluno mostra que ele compreendeu com o aquilo acontece.
Após as atividades é importante que os alunos relatem o que aconteceu na
atividade.
Diferentes formas de construir conhecimentos científicos
demanda diferentes formas de construção, trazendo diferentes formas de
raciocinar.
Aula Baseada na Vídeo Aula: Youtube
Professora Lúcia Helena Sasseron.
0 comentários:
Postar um comentário