segunda-feira, 6 de outubro de 2014

27. Diferentes formas de produção de textos em aulas de ciências - Leitura e Produção de Texto

Primeiramente, ciência é uma forma de construir conhecimento sobre o mundo natural pautada em lógica e objetividade em aspectos culturais e sociais.
Trabalhar linguagem cientifica é trabalhar o interesse pela ciência. Alfabetização científica é fazer o aluno adentrar em uma nova cultura.
Há a necessidade de compreensão científica, da natureza da ciência e os fatores que a influenciam, e entender as relações da CTSA.
Situações didáticas que busquem desenvolver a AC:
-Organizar, seriar e classificar informações
-Trabalhar com hipótese
-Construir explicações
-Usar raciocínio lógico e raciocínio proporcional
Ensino por investigação:
-Deve haver um problema claramente exposto
-Promover interações dos alunos
-Existência de diálogo
-Possibilidade de agrupamento de informações que levem a explicações
-Complexificação contextual e epistêmica
Deve-se apresentar os materiais com que os alunos irão trabalhar, o professor deverá deixar claro o problema escrito e depois oralmente ou mesmo exemplificado. Os alunos devem mostrar diferentes formas de solucionar o problema, e devem ser fiscalizadas pelos professores durante o processo. A explicação do próprio aluno mostra que ele compreendeu com o aquilo acontece. Após as atividades é importante que os alunos relatem o que aconteceu na atividade.

Diferentes formas de construir conhecimentos científicos demanda diferentes formas de construção, trazendo diferentes formas de raciocinar.





Aula Baseada na Vídeo Aula: Youtube
Professora Lúcia Helena Sasseron.

0 comentários:

Postar um comentário