O aluno deve ser autor do próprio texto, mas só acontece com
um ensino que leve o conhecimento ao aluno, para isso é necessário um aculturamento
científico do aluno.
Deve-se propor um problema para pequenos grupos, pois assim
eles não pedirão ajuda a professora, mas sim a seus iguais. Tendo conseguido
suas soluções, formar um círculo e perguntar como cada grupo conseguiu chegar
aquela conclusão, dada a conclusão deve- se pergunta “por quê?”, assim eles construíram
a noção da ideia.
É importante refletir se o problema apresentado faz com que
os alunos escrevam, argumentem, levantem hipóteses e tenham raciocínio na
ciência.
Raciocínio compensatório: é separar e comparar as variáveis.
Raciocínio “se, então, portanto”: um raciocínio hipotético
que mostra como é feito.
As crianças não tem um vocabulário necessário para explicar
corretamente, porém da sua forma elas explicam o que aconteceu, nessa
oportunidade o professor pode aumentar esse vocabulário. O importante é a
autoria do texto, seja como for, pois ele terá uma construção de conhecimento.
Aula Baseada na Vídeo Aula: Youtube
Professora Anna Maria Pessoa de Carvalho.
0 comentários:
Postar um comentário