segunda-feira, 6 de outubro de 2014

26. A produção textual com autoria em aulas de Ciências - Leitura e Produção de Texto

O aluno deve ser autor do próprio texto, mas só acontece com um ensino que leve o conhecimento ao aluno, para isso é necessário um aculturamento científico do aluno.
Deve-se propor um problema para pequenos grupos, pois assim eles não pedirão ajuda a professora, mas sim a seus iguais. Tendo conseguido suas soluções, formar um círculo e perguntar como cada grupo conseguiu chegar aquela conclusão, dada a conclusão deve- se pergunta “por quê?”, assim eles construíram a noção da ideia.
É importante refletir se o problema apresentado faz com que os alunos escrevam, argumentem, levantem hipóteses e tenham raciocínio na ciência.
Raciocínio compensatório: é separar e comparar as variáveis.
Raciocínio “se, então, portanto”: um raciocínio hipotético que mostra como é feito.

As crianças não tem um vocabulário necessário para explicar corretamente, porém da sua forma elas explicam o que aconteceu, nessa oportunidade o professor pode aumentar esse vocabulário. O importante é a autoria do texto, seja como for, pois ele terá uma construção de conhecimento.



Aula Baseada na Vídeo Aula: Youtube
Professora Anna Maria Pessoa de Carvalho.

0 comentários:

Postar um comentário