Texto B
Nas vídeo aulas foram os conceitos de derivada e integral de uma função f(x): o primeiro representa a rapidez com que a função varia, entendida com a inclinação da reta tangente ao gráfico da função em cada ponto; o segundo representa a área da região situada entre o gráfico de f(x) e o eixo x.
Estes elementos se tornaram extremante úteis na abordagem matemática dos fenômenos físicos.
A cinemática é aquela parte da física que busca uma descrição matemática do movimento.
Posição (s), velocidade (v), aceleração (a) e tempo (t) são as principais variáveis usada para modelar as diferentes situações.
Dada a velocidade em função do tempo , a taxa de crescimento ou decrescimento de v(t) é a aceleração a; a área do gráfico sob v(t) representa a variação da posição s, ou seja, o espaço percorrido pelo móvel.
Considere então um movimento onde a velocidade assume os valores de acordo com o gráfico abaixo:
Nas vídeo aulas foram os conceitos de derivada e integral de uma função f(x): o primeiro representa a rapidez com que a função varia, entendida com a inclinação da reta tangente ao gráfico da função em cada ponto; o segundo representa a área da região situada entre o gráfico de f(x) e o eixo x.
Estes elementos se tornaram extremante úteis na abordagem matemática dos fenômenos físicos.
A cinemática é aquela parte da física que busca uma descrição matemática do movimento.
Posição (s), velocidade (v), aceleração (a) e tempo (t) são as principais variáveis usada para modelar as diferentes situações.
Dada a velocidade em função do tempo , a taxa de crescimento ou decrescimento de v(t) é a aceleração a; a área do gráfico sob v(t) representa a variação da posição s, ou seja, o espaço percorrido pelo móvel.
Considere então um movimento onde a velocidade assume os valores de acordo com o gráfico abaixo:
(gráfico portfólio)
1. A velocidade é constante?
A velocidade não é constante.
2. Quanto vale o espaço percorrido do tempo 0 até o tempo 45?
V Ag/Al = 8m/s
ag/45s = 60m
3. Quanto vale a aceleração nos trechos AB, BC e CD?
AB = 0,40m/s2
BC = 0,30m/s2
CD = O,20m/s2
Aula Baseada na Vídeo Aula: Youtube
Professor Nilson José Machado.
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