Trabalhem em grupos de 3-5 alunos. Identifiquem um desafio em sua comunidade ou cidade e criem uma lista de ideias para enfrentar este desafio. Criem tantas idéias quanto for possível (no mínimo 20).
Usem a técnica de 'brainwriting' (http://www.portalcmc.com.br/tecria_10.htm)
TODAS AS IDEIAS DA UNIÃO DA ANALISE DE CADA UM:
- Ao tomar banho se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar;
- Ao escovar os dentes use água de um copo, e não água correndo;
- Procure se não há vazamentos em encanementos, caixa d’ água, torneiras e afins;
- Ao lavar louças ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez;
- Ao lavar o carro use um balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar;
- Varra o quintal e calçadas, se precisar de água use a da máquina de lavar;
- Financiamento municipal de pequenos projetos de captação pluvial;
- Selo verde para torneiras e sanitários que gerem economia (reembolso de impostos direto ao cidadão);
- Distribuição gratuita de válvulas que retiram o ar dos hidrômetros;
- Divulgaçãop de disk-denúncia de fraudes no consumo com ação rápida da Polícia Civil;
- Insentivo construção de cisternas em residencias e industria para captação de água da chuva e reuso da água.
- Campanha publicitária sobre o correto manejo de piscinas;
- Implantação de inovação curricular no ensino fundamental que estimule a economia;
- Diminuir a pressão no sistema de abastecimento;
- Proteger os rios e nascentes com cercas eficientes, Construir mais áreas verdes que permitem a infiltração de água no solo para abastecimento dos aquíferos;
- Plantio de mata ciliar;
- Tratamento do esgoto e reaproveitamento de sua água;
- Legislação para manter área mínima de solo permeável em residências;
- Economizar água nas residencias;
- Semae verificar toda rede para concertar vazamentos;
- Estabelecer metas de consumo a toda população, indústrias e meio rural;
- Taxar (cobrar) valores pesados aos que não cuprém metas;
- Aumentar o número de reservatórios públicos.
Aula Baseada na Vídeo Aula: Youtube
Professor Reinhold Steinbeck.
0 comentários:
Postar um comentário