Exercício 1:
Desenhe num mesmo plano cartesiano as parábolas que representam as funções
Compare os dois gráficos e descreva as transformações que podemos impor ao gráfico de f(x) para que ele coincida com o gráfico de g(x).
Resolução:
f(x):
x / y
-2 25
-1 16
0 9
1 4
2 1
3 0
4 1
5 4
6 9
7 16
g(x)
x / y
1 1
2 -2
3 -3
4 -2
5 1
Para que f(x) transforme-se em g(x) é preciso que sofra uma translação horizontal de -3 e novamente uma translação vertical de -3.
Deslocando f(x) 3 casas para baixo e 3 casas para direita >> g(x)
Exercício 2:
![](file:///C:/Users/DAYANE~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
x2 – 6x + 9 – 9 + 8
Descreva as translações necessárias para que o gráfico da função
se sobreponha ao gráfico da função
Resolução:
Para que y = x2 transforme-se em y = x2 – 6x + 8 ou y = (x – 3)2 – 1 é preciso que sofra uma translação horizontal de -3 e novamente uma translação vertical de -3.
Exercício 4:
Desenhe num mesmo plano cartesiano as parábolas que representam as funções
f(x) = x2 e g(x) = (x – 3)2 – 3
Resolução:
g(x) = (x – 3)2 - 3
f(x):
x / y
-2 25
-1 16
0 9
1 4
2 1
3 0
4 1
5 4
6 9
7 16
g(x)
x / y
1 1
2 -2
3 -3
4 -2
5 1
Para que f(x) transforme-se em g(x) é preciso que sofra uma translação horizontal de -3 e novamente uma translação vertical de -3.
Deslocando f(x) 3 casas para baixo e 3 casas para direita >> g(x)
Exercício 2:
A
expressão x2 – 6x + 8 pode ser assim fatorada:
![](file:///C:/Users/DAYANE~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image001.png)
![](file:///C:/Users/DAYANE~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image002.png)
(x – 3)2 - 1
obs: Adicionamos
e subtraímos 9 unidades,
pois 9 é o quadrado de 3,
que é a metade de 6
y = x2
y = (x – 3)2 – 1
Resolução:
Para que y = x2 transforme-se em y = x2 – 6x + 8 ou y = (x – 3)2 – 1 é preciso que sofra uma translação horizontal de -3 e novamente uma translação vertical de -3.
Exercício 4:
Escreva as expressões seguintes na forma y = (x + m)2 + n :
a. y = x2 + 8x + 5
y = (x - 4)2- 11
b. y = x2 – 4x – 2
y = (x - 2)² - 6
c. y = x2 – 10x + 8
y = (x - 5)² - 13
d. y = x2 + 6x - 2
y = (x - 3)² - 11
Aula Baseada na Vídeo Aula: Youtube
Professor Walter Spinelli.
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