Jargão: Jargão é o linguajar próprio de um grupo profissional; gírias usadas por pessoas de uma determinada área pro-fissional;
"-Os bandidos ¨filmaram¨a loja antes do assalto. No jargão policial o verbo ¨filmar¨ significa: observar; estudar o local."
Fonte: Dicionario Informal
Jargão é uma terminologia técnica ou dialeto comum a uma atividade ou grupo específico, comumente usada em grupos profissionais ou socioculturais. Por exemplo, para os advogados peticionar significa o que os leigos conhecem por entrar com a ação ou pedir para o juiz. Pode dizer que são "gírias" usadas especifica e limitadamente por grupos de profissionais de um mesmo meio: professores, advogados, veterinários, médicos, militares, agentes prisionais, etc.
O jargão profissional é um jargão caracterizado pela utilização restrita a um círculo profissional, ou seja, um conjunto de termos específicos usados entre pessoas que compartilham a mesma profissão. O jargão profissional não deve ser confundido com a gíria nem com linguagem técnica, embora às vezes sejam usados ao mesmo tempo pelas mesmas pessoas.
São exemplos de jargões profissionais o chamado "juridiquês" (dos profissionais de carreira jurídica), o "economês" (dos profissionais de Economia e jornalistas especializados em Economia e mercado) e o uso do gerundismo por profissionais de telemarketing e vendas, bem como o uso errôneo do verbo seguir em lugar de continuar, por influência de espanhol mal traduzido ao português (F. segue internado; G. segue respirando com a ajuda de aparelhos; Segue chovendo; O trânsito segue parado).
Marketês, típico dos profissionais ditos "de marketing", relacionados ao desempenho de função como assessores de campanhas políticas que, dentre outros, atendem pela alcunha de "marketeiros".
Fonte: Wikipédia
Jargão deve ser usado no ambiente certo! Cada termo técnico no ambiente certo, médico falando com médico, advogados falando com advogados, se for usado em todos os lugares, te consideraram impróprios, e arrogantes!!! Receptor entendendo a mensagem do Emissor! #ficadica rs
0 comentários:
Postar um comentário